CuriosidadesMicrosoftNintendoNovidadesPCPS4SonySteamWII UXbox ONE

Retrospectiva IGamer 2017

A poucos dias para o fim de 2017 que foi um ano marcante para o mundo nerd/geek, nada mais justo do que nós da IGamerBrasil trazermos  a Retrospectiva desse ano adorado/odiado por muitos. Esse ano tivemos novos consoles, grandes lançamentos de jogos, o brasil conseguindo se destacar um pouco mais no mundo dos games, grandes eventos e além de momentos cômicos na indústria de entretenimento. São centenas de momentos, lançamentos e novidades em 2017, sem mas delongas vamos abrir a nossa Retrospectiva 2017.

Janeiro

O ano de 2017 foi aberto com diversos acontecimentos entre eles

Resident Evil 7: Biohazard (PC, PS4, Xone) – 24 de Janeiro

Um dos lançamentos mais aguardados do início de 2017 foi a volta da série Resident Evil em seu sétimo game, que se manteve em segredo por anos. Depois do lançamento de diversas versões do playable teaser Beginning Hour, finalmente descobrimos o que acontecia naquela casa assustadora da família Baker. De início o público ficou com receio ao que esperar do game (muitos diziam ser uma “cópia de Silent Hills“), mas a boa notícia é que o título calou a boca de muitos e se mostrou estar de volta a suas origens.

Nioh (PS4, PC) – 7 de Fevereiro

Team Ninja volta com tudo nos games com sua nova IP Nioh. Apesar das mecânicas e jogabilidade semelhante ao que vemos na série Souls, o jogo possui seus diferenciais, que muitos vem do seu outro título Ninja Gaiden. O jogo foi lançado exclusivamente para PS4 nos consoles e meses depois o PC ganhou uma versão.

For Honor – 14 de Fevereiro (PS4, Xone, PC)

A Ubisoft começou o ano com seu grande lançamento, com um dos jogos com maior expectativa do mês, mas infelizmente não chegou ao seu ápice e causou diversas decepções ao os jogadores. Entre as reclamações, estavam problemas recorrentes aos servidores e muita demora para encontrar partida por causa da pouca demanda de jogadores.

Horizon: Zero Dawn (PS4) – 28 de Fevereiro

Após anos, a Guerrilla Games saiu da zona de conforto com Killzone e se aventurou em um mundo pós-apocalíptico em que as maquinas e o Homem voltaram aos primórdios da história humana. Com gráficos, gameplay e uma história excelente, esse sem dúvidas foi um grande acréscimo a biblioteca de jogos exclusivos na plataforma da Sony.  Que inclusive ganhou indicação ao The Game Awards ( Melhor jogo do ano) infelizmente não levou o premio mas foi um dos grandes lançamentos do ano

The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Switch, Wii U) – 3 de Março

O décimo título da famosa série de jogos da Nintendo finalmente sai do papel em direção ao público. Com mecânicas renovadas, o game se ambienta em um mundo aberto que dá total liberdade ao jogador em prosseguir da forma que quiser. A história segue o protagonista Link, que acorda em uma Hyrule devastada após cem anos de sono e precisa recuperar suas memórias e derrotar o grande mal causado pela chegada de Calamity Ganon. O jogo da Nintendo ganhou o The Game Awards (Melhor jogo do ano) Ele estava na disputa com grandes jogos de peso como  Horizon Zero Dawn, Super Mario Odyssey, e PUBG.

PlayerUnknown’s Battlegrounds (PC) – 23 de Março – Acesso Antecipado

Uma das maiores surpresas do ano é um dos maiores sucessos também! Battlegrounds, um jogo multiplayer online competitivo que criou de forma definitiva um modo de jogo que se tornou um grande sucesso. O título foi lançado em acesso antecipado exclusivamente para PC. Ficou meses em desenvolvimento até que finalmente em dezembro, o game foi lançado oficialmente com um porte em acesso antecipado para o Xbox One e com promessa de lançamento para o Playstation 4 futuramente. No dia 21 de dezembro o jogo foi lançado oficialmente para PC, saindo do acesso antecipado. O jogo bateu recordes na steam passando jogos que lideravam o mercado como Dota 2 e CSGO, o jogo bateu marcas de mais de 3 milhões de pessoas jogando simultaneamente. Se transformando em um dos jogos de maior sucesso da plataforma steam

Outlast 2 (PC, PS4, Xone) – 25 de Abril

Considerado por muitos, um dos jogos mais assustadores já lançado, Outlast retorna em sua sequência aterrorizante. Desenvolvido pelo estúdio independente Red Barrels, o game mantem a famosa câmera com visão noturna. Apesar de ter se saído muito bem na experiência de gameplay, a história por outro lado, ficou confusa, o que acabou fazendo com que muitos jogadores não aprovassem a sequência.

Persona 5 (PS4, PS3) – 4 de Abril

Após algum tempo de espera para chegar ao ocidente, este ano podemos usufruir de Persona 5. Com uma história excelente. personagens extremamente carismáticos e uma gama de poderes considerável, o game conquistou o público e chegou a ser indicado a jogo do ano.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (PS4) – 30 de Junho

 

O marsupial mais famoso dos games, voltou! Crash Bandicoot retorna no remaster N. Sane Trilogy que reúne os três primeiros games da franquia, que hoje pertence a Activision – anteriormente a Universal Studios. A maior surpresa para nós foi o tratamento especial que o título recebeu em relação a qualidade. É impressionante e nostálgico ver Crash na nova geração.

Fortnite (PC, PS4, Xone) – 25 de Julho – Acesso Antecipado

Chegou com um lançamento “tímido”, mas aos poucos demonstrou seu potencial. Fortnite é a mais nova aposta da Epic Games aos seus jogos free-to-play. Apesar do game ser pago atualmente, isso se manterá apenas até a produção ser concluída (no momento está em acesso antecipado). No final do ano Fortnite recebeu um modo novo inspirado em Battlegrounds, em que poucas semanas alcançou mais de 10 milhões de jogadores.

Uncharted: Lost Legacy (PS4) – 22 de Agosto

Após o fim da história de Nathan Drake em Uncharted 4, a Naughty Dog quis dar o último suspiro à franquia com Lost Legacy. O game que se mantém no mesmo estilo de gameplay dos anteriores, se passa em uma aventura de Chloe, “amiga” de Nathan e Nadine, sim, aquela que “deu um pau” em Nathan no quarto game. Uncharted: Lost Legacy é a prova de que a franquia tem muita história para contar mesmo sem o cômico protagonista principal.

Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch) – 29 de Agosto

Um título importante, sem dúvidas! Foi a oportunidade de um estúdio third-party utilizar os direitos de uma das maiores séries da Nintendo. A Ubisoft fez um excelente trabalho em Mario + Rabbids: Kingdom Battle que é um game de estratégia extremamente divertido, seguindo o mesmo padrão de qualidade dos jogos da Nintendo.

Life is Strange: Before the Storm (PC, PS4, Xone) – 31 de Agosto

Após um ano sem ver novidades relacionadas a Life is Strange, tivemos a chance de reviver a história de Chloe, antes da chegada de Max em Life is Strange: Before the Storm. O game se trata de um prequel e é desenvolvido pela Deck Nine, estúdio contratado pela Dontnod para a produção do game. Entretanto, apesar de não ser desenvolvido pelo estúdio original, o game não deixou nada a desejar. Com uma história chocante acompanhado de melhorias gráficas e uma belíssima trilha sonora, o game já é favorito de muitos.

Cuphead (PC, Xone) – 29 de Setembro

Passamos diversas E3’s vendo trailers e promessas para Cuphead. O game independente que atraiu o olhar do mundo devido a sua proposta de trazer um estilo artístico igual aos desenhos da Disney dos 60’s. E finalmente em setembro o título foi lançado para Xbox One e PC. E para mim (esse que escreve está coluna) Foi um jogo perfeito. E garantindo diversão para a nova geração e os “oldschool” também

Super Mario Odyssey (Switch) – 27 de Outubro

Nintendo iniciou seu primeiro ano de Switch com uma grade de lançamentos de peso. Além de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o gordinho bigodudo mais amado dos games chega ao novo console da companhia em Super Mario Odyssey. Com um gameplay em 3D semelhante ao que vemos em Super Mario 64, o game conquistou o coração de muitos gamers pela diversão proporcionada.

Wolfenstein II: The New Colossus (PC, PS4, Xone) – 27 de Outubro

A aguardada sequência de Wolfenstein: The New Order, jogo de tiro em primeira pessoa aclamado pela crítica e desenvolvido pelo premiado estúdio MachineGames, finalmente chegou! Além de uma história totalmente louca e excelente, o game traz um vasto arsenal de armas diferentes para os jogadores que incrementam muito na experiência e na diversão do gameplay. E você, teve a chance de lutar contra os “nazistas dominadores de Américas”?

Assassin’s Creed Origins (PC, PS4, Xone) – 27 de Outubro

Desta vez a Ubisoft resolveu atender o pedido dos fãs e segurou o lançamento de um novo Assassin’s Creed anualmente. Podemos dizer que foram obtidos grandes resultados nessa ação! Origins um dos melhores games da franquia em anos, conta a história da origem dos assassinos. Apesar da dublagem não ter agradado pela baixa qualidade para nós brasileiros, o game se tornou um dos grandes sucessos do estúdio no mundo.

 


Outros Lançamentos


 

Os destaques citados acima não foi tudo que tivemos de bom no ano, então separamos algumas menções honrosas. Estes que são games que lançaram atendendo a expectativa do público, mas não se tratou de nenhuma surpresa, seja por ser um game anual ou que não chegou ser tão excelente a ponto de impressionar como nos destaques. Confira:

  • Forza Motorsport 7
  • For Honor
  • Halo Wars 2
  • The Walking Dead: A New Frontier
  • Injustice 2
  • The Surge
  • Sonic Mania
  • The Evil Within 2
  • Destiny 2
  • Call of Duty: WWII
  • Mass Effect: Andromeda

Lançamentos de Consoles

 

Nintendo Switch – 3 de Março

Um dos mais importantes consoles lançado neste ano, sem dúvidas foi o da Nintendo. O sucessor do Wii U trouxe alguns aspectos semelhantes ao anterior, mas com uma nova proposta. Já ouviu aquela famosa frase “Quando e onde quiser”? Esse é o conceito do Nintendo Switch, o primeiro console híbrido do mundo. Com a possibilidade de jogar em casa ou na rua usando seu “modo portátil”, onde o controle se torna o console com uma pequena tela sensível a toque em HD (720p).

Hoje já se tornando um grande sucesso de vendas e sendo até para muitos um substituto do portátil 3DS/2DS, o console vem atraindo público devido a sua biblioteca de games. Afinal, não tem nada melhor do que jogar seu jogo preferido na rua ou na casa da vovó.

Xbox One X – 7 de Novembro (América do Norte)

Após um ano e meio de espera, depois do anúncio da sua existência na E3 de 2016, finalmente podemos colocar a mão no console mais poderoso do mundo, o Xbox One X. Uma versão revisada, melhorada e turbinada do Xbox One e Xbox One S, permite que os donos do console joguem seus jogos a 4K nativos com a possibilidade de atingir até 60 quadros por segundo. Além deste benefício, o dispositivo é capaz de aperfeiçoar automaticamente os games já lançados, garantindo uma taxa de quadros concreta.

A melhor parte de tudo, é que o console vem recebendo uma atenção considerável das desenvolvedoras, o que traz uma vasta quantidade de títulos otimizados para o aparelho de meia geração da MicrosoftXbox One X também foi lançado no Brasil no mês de dezembro.


Momentos Marcantes e Cômicos da Industria dos Games


Miyamoto nos palcos da Ubisoft durante a E3

Não é segredo para ninguém que a Ubisoft fez um show durante o maior evento de jogos do mundo. Entre todos os momentos marcantes que tivemos na conferencia, sem dúvidas a visita de Shigeru Miyamoto aos palcos da Ubisoft para apresentar Mario + Rabbids: Kingdom Battle está entre elas. Miyamoto com todo seu carisma subiu no palco e fez muitos marmanjos se emocionarem.

“Ubisoft deste jeito você detona nosso S2!!”

Novamente a Ubisoft criando um dos melhores momentos da E3 2017, desta vez na apresentação surpresa de Beyond Good & Evil 2Michel Ancel, projetista do game sobe aos palcos da desenvolvedora extremamente emocionado a ponto de não conseguir segurar as lagrimas. Isso é claro, tudo acompanhado da torcida da plateia que chega a arrepiar!

“F**k the Oscars!”

Durante a The Game Awards, Josef Fares, criador de A Way Out, novo jogo da Eletronic Arts, deu as caras a câmera para apresentar as novidades do game, porém aconteceu de tudo, menos o que esperávamos. Teorias conspiratórias diziam que o desenvolvedor estava “muito louco”. Isso porque Josef mostrou o dedo e mandou um “Fuck the Oscars!” (F$#a-se o Oscar!) ao vivo em transmissão internacional.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild – Jogo do Ano!

Depois de muitas discussões e debates sobre o vencedor da maior premiação dos games, finalmente tivemos a resposta durante a TGA. Com BattlegroundsSuper Mario Odyssey, Horizon: Zero DawnPersona 5 e The Legend of Zelda: Breath of the Wild na disputa, o resultado era esperado. Link levanta seu troféu e a Nintendo leva para casa a premiação de jogo do ano para Zelda.

A Primeira Desenvolvedora de Jogos do Mundo!

Carol Shaw, desenvolvedora do clássico River Raid, recebeu uma belíssima homenagem nos palcos da The Game Awards 2017. Isso porque Carol foi a primeira mulher a desenvolver jogos eletrônicos no mundo, que se tornou um gigante clássico. Um momento extremamente marcante para a indústria dos games e para os gamers.

O trailer que ninguém entendeu nada…

Durante a The Game Awards tivemos a ilustre presença de Hideo Kojima e Norman Reedus para apresentar novidades relacionadas a seu mais recente game, Death Stranding. Mas ao contrário do que muitos esperavam (um possível gameplay), tudo que recebemos foi um trailer ainda mais estranho do que os anteriores para nos deixar ainda mais confuso em relação ao que esperar do novo jogo de Kojima.

 

 

“Este artigo ta óh!”

Apesar de tudo, pelo menos garantimos um bom meme para a internet graças ao novo trailer do game. Obrigado Kojima San!

Hideo Kojima na Brasil Game Show 2017!

Um dos maiores desenvolvedores de games esteve em nossas terras este ano. Durante a Brasil Game Show 2017Hideo Kojima, desenvolvedor da saga Metal Gear, Zone of The Enders e Death Stranding, recebeu a premiação “Lifetime Achievement Award”. Ao lado do jornalista Bruno Brandão Micali e da apresentadora Nyvi StephanKojima respondeu algumas perguntas da imprensa e do público.

 

 


O ano de 2017 teve seus altos e baixos, tivemos muitos jogos cancelados, outros adiados. Produções que agradaram e surpreenderam e outras que decepcionaram. Esta foi a nossa Gamertrospectiva! Acredita que faltou alguma coisa? Não se sinta acanhado e escreva nos comentários abaixo. Que venha 2018! Um ano com o dobro de surpresas e sucessos que tivemos neste ano e que todos nossos leitores tenham ótimas festas!

Etiquetas

Denny Novaes

21 anos, programador e aficcionado por jogos e HQ desde de criança. Louco pelo lado negro da força e finalmente consegui achar minha Princesa Leia, que por sorte também ama as mesmas coisas que eu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar