Resident Evil 4 HD – Guia Completo

Batima
Escrito por Batima

Resident Evil 4, ao mesmo tempo que gera intriga entre fãs mais ardorosos da série, devido aos seus defeitos raros, mas pontuais, conseguiu redefinir a franquia mais famosa da Capcom, trazendo-lhe um novo gás e novos e diversos fãs, sejam aqueles que descobriram a franquia por meio deste quarto episódio ou aqueles que não gostavam da fórmula antiga, mas acolheram de braços abertos essa repaginada que a equipe capitaneada por Shinji Mikami proporcionou  à série.

Entretanto, o empenho gráfico visto no GameCube e o empenho em termos de conteúdo visto no PlayStation 2 não foram totalmente transpostos nesta versão HD para PlayStation 3, como você pôde conferir em nossa análise.

Isso também se refletiu na lista de troféus. Resident Evil 4claramente tem conteúdo suficiente para justificar uma platina, porém a Capcom, neste aspecto, preferiu tratá-lo como jogo de PSN, apesar de o preço ser mais caro que os jogos em formato somente digital.

A lista de troféus contempla basicamente o enredo do jogo, porém há três troféus que teoricamente podem ser perdidos, inclusive um deles ligado a um easter-egg do jogo.

Conseguir o 100% para quem já jogou esta quarta parcela da série em suas diferentes versões será fácil. Para novatos, mesmo que exista alguma dificuldade, há umas dicas que facilitarão a vida dos mesmos.

– Termine a campanha pela primeira vez: Neste jogo não é possível conseguir todos os troféus numa primeira jogada, porque o troféu de ouro exige zerar Resident Evil 4 no modo Professional (Hard), o qual só é habilitado após zerar o jogo pela primeira vez, no Modo Normal (não há Easy Mode, mas não se assuste). Se você fizer tudo na campanha, inclusive os três troféus que podem ser perdidos (veja mais tarde na descrição de cada troféu), só lhe restarão as conquistas de adquirir todas as roupas para os personagens no jogo e zerar no modo Professional.

Portanto, priorize se divertir com a jogabilidade viciante deResident Evil 4, porém sempre atento a economizar dinheiro, ervas e munições de armas-chave para momentos críticos, já treinando para a sua segunda e obrigatória jornada.

– Termine o Modo Separate Ways antes de começar o Modo Professional da campanha principal: O Separate Ways, tecnimcamente, não é uma exigência para conseguir algum troféu, haja visto que, zerando a campanha principal no Modo mais difícil, você habilitará, além do troféu de ouro, o troféu de bronze relativo às roupas extras restantes. Entretanto, terminar o Separate Ways, além de conferir maior riqueza para a sua experiência quanto ao enredo, também dará as roupas extras restantes. Uma dessas roupas é a armadura para Ashley, a qual faz a personagem praticamente ficar imbatível, ou seja, os inimigos não conseguiram levá-la (com exceção de eventos ligados à história) ou causar dano na filha da presidente dos EUA escoltada por Leon durante a aventura.

– Atenção para o Modo Professional: O Modo mais difícil de Resident Evil 4 não é tão difícil quanto o nome faz parecer ser. A única mudança substancial é relativa ao dano provocado pelos oponentes e o tempo que demora para Saddler, o último chefe, ser derrotado. De resto, daremos, na descrição deste troféu, mais para frente, algumas dicas úteis para zerar neste modo de jogo sem grandes problemas.

Dito isto, vamos lá então!

 

01. It Begins With a Ring
Bronze
Troféu relacionado à história, portanto, impossível de se perder.

Logo no começo do jogo, no primeiro encontro massivo com os ganados na vila, basta matar bastante deles e esperar o sino ser tocado para que eles fiquem “hipnotizados” e comecem a dizer que estão se dirigindo para a igreja (ou seria o Bingo?). Após este evento, o troféu aparecerá na tela.

Uma dica para os novatos. Não entrem numa casa na qual está um Ganado acima desta e não tente encontrar alguma saída. Caso contrário, você se encontrará pela primeira vez com um inimigo que dará algum tipo de problema adicional.

02. Do Not Shoot the Water!
Bronze Missable
Esse troféu é praticamente uma “puta falta de sacanagem” da Capcom direcionada aos jogadores. Ele pode ser perdido porque é um easter-egg do jogo, o qual antecede ao encontro com o primeiro chefe, o Del Lago, numa batalha sensacional.

Antes de entrar no pequeno “barco”, atire mais de cinco vezes na água.
Por quê?
Veja com seus próprios olhos logo abaixo ou surpreenda-se com um dos troféus mais imbecis vistos no PlayStation 3:

Caso não tenha feito o troféu, basta carregar um dos múltiplos saves que esperamos que você tenha feito. Há uma máquina de escrever numa casa antes de chegar ao barco. Se você salvou o jogo, então conseguirá de boa. Caso não tenha feito e quiser esperar, basta fazer o troféu em sua segunda jornada.
03. A Rock and a Hard Place
Bronze
Troféu relacionado à história e, portanto, impossível de se perder.

Após alguns eventos relacionados ao enredo e antes de chegar na igreja com o item que possibilitará Leon entrar nela, haverá uma batalha contra o primeiro El Gigante visto no jogo.

Esta batalha não trará problema algum caso você compre uma Rocket Launcher com o Merchant. No início da luta, basta andar pelo cenário até aparecer aquele cachorro que espero que você tenha libertado da armadilha no início do jogo. Quando isto ocorrer, o El Gigante se focará em perseguir o cachorro por alguns instantes. Este é o tempo de você se equipar com a dita arma e atirar no monstro, matando-o e conseguindo, além de 15 mil pesetas, o troféu pipocando na tela.

Dá pra conseguir “na raça” também, entretanto, demorará bastante tempo até o El Gigante, durante três vezes, se ajoelhar e aparecer, em suas costas, o ponto fraco do chefe para que Leon, por meio de um QTE (Quick Time Event) provoque dano seguidamente com a faca no citado ponto fraco.

Se você economizar dinheiro (e Resident Evil 4 é bem generoso quanto à grana que pode ser acumulada por meio de tesouros ou oponentes derrotados), terá o suficiente para a Rocket Launcher, portanto não se preocupe.

04. Secure the Ballistics
Bronze
Troféu relacionado à história, portanto, impossível de se perder. Simplesmente resgate Ashley após fazer o facílimo puzzle envolvendo o símbolo da seita de “Los Iluminados”.
05. A Bloodline Severed
Bronze
Troféu relacionado à história, portanto, impossível de se perder.
Derrote o chefe da vila para conseguir um item para escapar da mesma.Este chefe pode ser difícil caso você não tenha uma Rocket Launcher. Bitorez Mendes tem duas formas durante a batalha, Na primeira forma NÃO USE a Rocket Launcher, caso a tenha. A criatura monstruosa na qual ele se transformou apresenta um tronco frágil e se locomove de forma lenta, portanto, use granadas de flash, granadas incendiadoras e granadas de explosão simples, as que você tiver, não importa. Isto fará com que o chefe se curve, deixando o seu tronco mais exposto. Caso ocorra isto, basta causar dano com uma arma de tiro rápido e com bastante munição (uma TMP, por exemplo, é a mais recomendável).Depois de algum tempo fazendo isto, a parte debaixo sairá de Bitorez Mendez, fazendo com que a sua segunda forma apareça (uma criatura chata,ágil e que fica se pendurando nas “vigas”). Chegou o momento de usar a Rocket Launcher, mas com extremo cuidado para não errar o tiro.Particularmente eu considero este chefe o mais difícil de ser batido “na raça”. Porém não é impossível. Fique sempre na parte debaixo da cabana. Só suba para pegar munição e ervas. Mendez se movimenta muito em sua segunda forma e ficar na parte de cima, além de limitar as suas andanças, o tornará presa fácil para os poderosos ataques dele que podem ser evitados via QTEs. Na parte debaixo fica mais fácil para atirar nele, caso queira derrotá-lo na raça. Não fique parado em momento algum e caso acerte um QTE, é o tempo para atirar. Ter paciência é um dos segredos caso você escolha este caminho.
Outra dica: há um barril explosivo no cenário. Não hesite em usá-lo a seu favor.
06. A Terrifying Assassin
Prata Missable
Este troféu pode ser perdido porque simplesmente não é obrigatório matar este “chefe” do jogo. Basta fugir dele durante um certo tempo até que o elevador, outrora ativado por você nas profundezas do castelo, fique realmente ativo para o uso.

Este é o Verdugo, um dos capangas do “lenhador de bonzai” Ramón Salazar, dono do Castelo, braço direito deste.

Não recomendo tentar derrotar este chefe na raça. Claro que a esta altura do campeonato você já terá a Broken Butterfly (uma espécie de Magnum) caso tenha feito voltado com Ashley após resgatá-la no castelo num evento posterior à morte de Luís Sera. Entretanto, para não se estressar, recomendo comprar uma Rocket Launcher com o Merchant.

Após isto, suba para a área onde está o elevador. Verdugo começará a persegui-lo antes de chegar ao local onde Leon liga um dispositivo que fará com que o elevador fique ativado após alguns minutos. Fique atento aos “galões de nitrogênio” espalhados pelo cenário.

Quando ligar o dispositivo para ativar o elevador, a porta do local se fechará por alguns instantes também e aí Verdugo aparecerá de fato na sua frente. Neste local, há um desses galões de nitrogênio. Simplesmente derrube um deles próximo ao chamado “braço direito” de Salazar. Ele ficará parcialmente congelado, lento e vulnerável. Aí então, basta atirar com a Rocket Launcher nele. Ele ficará em pedaços, liberará parte de um tesouro valioso e o troféu de prata aparecerá na tela.

Se quiser uma dose de desafio, pode tentar derrotá-lo na raça, tal qual o nosso amigo do vídeo abaixo:

Todavia eu não recomendo uma batalha árdua (principalmente no caso acima, haha), porque você provavelmente terá dinheiro suficiente para comprar a supracitada Rocket Launcher, portanto, não seja pão-duro, faça o Merchant feliz e evite problemas.
07. The Castellan Falls
Bronze
Troféu relacionado à história, portanto, impossível de se perder.

Aqui você irá batalhar contra Ramón Salazar, soberano do castelo e que protagoniza, junto com Leon, possivelmente os melhores diálogos deste jogo.

A batalha contra Salazar é até mais fácil do que contra Bitorez Mendez, porém exige cautela. O monstro em questão trata-se de um híbrido dele com um de seus capangas. Se você tiver dinheiro suficiente, basta comprar uma Rocket Launcher para facilitar o seu trabalho. Caso não tenha grana e tenha uma Broken Butterfly ou um lançador de minas (tenha um carinho especial por esta arma; direi depois o porquê), você, apesar de perder tempo, conseguirá derrotá-lo na raça sem problemas.

O chefe praticamente fica estático. Você tem que matar Salazar, mas devido à transformação, ele fica escondido numa espécie de proteção e o capanga dele se transforma numa terrível criatura que bloqueia a saída do castelo. Ele tem vários ataques e um destes, caso pegue Leon, é morte na certa. O segredo aqui está em se desviar dos vários ataques por meio dos QTEs e atirar no olho do monstro. Para não precisar atirar muito, use ou a Broken Butterfly ou o lançador de “dardos explosivos”. Um tiro certeiro no olho fará com que a criatura baixe a sua guarda e a proteção onde se encontra Salazar se abra, deixando-o vulnerável por alguns instantes. Usando a Rocket Launcher, você acaba com a batalha em instantes, mas se quiser ir na raça, basta usar o lançador de “dardos explosivos” ou a Broken Butterfly (mas tome cuidado com a Broken, porque ela demora pra ser recarregada). Na parte debaixo há algumas munições (a maioria será inútil na batalha) ervas e um First Aid Spray.

Derrote Salazar e o troféu aparecerá na tela!

08. The Ties That Bind
Bronze
Troféu relacionado à história, portanto, impossível de se perder.

Após fazer muita coisa e que talvez justificasse outros troféus (inclusive um chefe bem chato), é hora de enfrentar o seu ex-companheiro Krauser.

Aqui a Rocket Launcher é inútil, mas a Killer7 (uma Magnum mais potente e de fácil recarregamento) será de uma utilidade imensa. Todas as dicas aqui valem para o modo Professional também e principalmente as dessa batalha, a qual, dependendo da sua estratégia, pode ser a mais fácil ou a mais difícil do jogo. Você precisa, nesta batalha, pegar três insígnias para abrir o portão e sair do local de luta e continuar sua busca para salvar Ashley.

Faça upgrade máximo em sua Killer7 no que se refere ao poder de fogo e quantidade de munição presente. Na maioria do tempo você estará correndo de Krauser em busca das três peças citadas. Quando estiver na frente dele, na maioria das vezes, surgirá um QTE. Não erre este QTE e aproveite para atirar nas pernas dele com a Killer7 maximizada. Dois tiros, no máximo, são suficientes para que ele jogue uma granada de flash e suma do local, deixando seu caminho livre para seguir em frente.

Em sua última forma, a batalha durará um pouco mais e haverá um contador de tempo. Não se intimide. Faça os QTEs, atire na perna de Krauser e quando ele baixar guarda, use a faca. Isto mesmo! A faca é muito eficiente nesta batalha.

Derrote-o, ganhe o troféu e saia deste lugar.

09. We’re Going Home
Bronze
Troféu relacionado à história, portanto, impossível de se perder.

Aqui é a hora da verdade. Derrotar Saddler e salvar o dia.

Esta batalha demora bastante e Saddler tem uns ataques perigosos, mas nada que gere muitos problemas.

Ele se transforma em uma criatura horrenda, porém a parte debaixo de seu corpo é vulnerável a ataques explosivos. Há quatro formas de causar dano em Saddler por meio de objetos do cenário, portanto, use estes meios para economizar munição.

Lembra do lançador de dardos explosivos? Fazer um upgrade dele é essencial para algumas partes do jogo e nesta batalha ele será de grande utilidade. Atire no corpo de Saddler, o qual sustenta a criatura imensa, utilizando esta arma. Mas seja rápido. Caso obtenha sucesso, Saddler ficará cambaleando no chão e será presa fácil de um QTE que consiste em causar dano em seu ponto fraco com a faca. Repita algumas vezes esta operação. Seja paciente e não erre.

O troféu aparecerá assim que acabar a cutscene após a derrota do último chefe de Resident Evil 4.

10. A Heart of Steel
Bronze
Este troféu exigirá uma segunda jogatina de Resident Evil 4, porque, como dito, o Modo Professional só se torna acessível após zerar o jogo pela primeira vez.

Este modo não difere muito do Normal. A única diferença notável é o dano que os inimigos causam em Leon, mas como, por meio da erva amarela, você fará um “upgrade” de sua barra de energia, então dá pra adminstrar isto.

Algumas dicas valiosas.

1) Use a faca quando puder: quando você não estiver em grandes grupos de inimigos, basta atirar nas pernas de um, dar um chute e quando este ficar no chão, dê facadas para finalizar. Você economizará munição para momentos críticos de forma bastante racional. Resident Evil 4 é generoso em termos de erva e munição, mas todo cuidado é pouco.

2) Termine o Modo Separate Ways antes: não há muita coisa para dizer aqui que não tenha sido dita na introdução acerca da importância de zerar neste modo de jogo para facilitar a sua vida no Modo Professional. Quando estiver com Ashley, use-a como “isca” para os inimigos. Equipada com a armadura, eles não a levarão e ela não sofrerá dano. Isso funciona perfeitamente em partes onde você precisa dar cabo de um grande número de inimigos.

3) Não hesite em correr: há algumas partes que você pode evitar o combate no jogo. Exemplo: em uma área cavernosa onde você precisa acionar dois dispositivos e estará em meio a um número considerável de Novistadores (criaturas aladas e bem ágeis). Quando estiver encurralado, acerte o QTE de chute quando for solicitado e dê um tiro de shotgun para abrir caminho. Feito isto, saia deste lugar o mais rápido possível para não ter problemas (enfrentá-los no Modo Professional pode ser um inferno).

4) Procure por todos os tesouros: há vários durante o jogo e pegá-los novamente ajudará bastante para ter dinheiro suficiente para as armas mais poderosas, Rocket Launchers, upgrades, enfim, fazer o Merchant feliz e facilitar a sua vida.

Ao zerar o jogo neste modo, você conseguirá provavelmente o seu último troféu do jogo e uma arma com grande poder de dano, sua aliada para fazer algum “speed run” no jogo.

 

11. What Are They Worth?
 Prata Missable
Este troféu pode ser perdido caso você não faça a série de minigames de treinamento de tiro para ganhar dinheiro e as bottle caps (estatuetas) dos personagens do jogo. Além de ser útil, serve para dar uma pausa no clima de combates que marca o jogo.

Aqui há quatro sessões. Elas estarão totalmente disponíveis num lugar que antecede à batalha contra o Krauser. Você pode escolher fazê-lo neste instante ou anteriormente, de forma segmentada. Mas faça. Ele é de vital importância. As sessões de tiro não apresentam grande dificuldade. Pegue a combinação de armas que tenha a TMP e só a use durante todas as etapas. Procure acertar na cabeça dos “ganados”. Vale 100 pontos (homem) e 200 pontos (mulher). Não me pergunte o porquê deste critério de pontuação (se você achou isso estranho, bem-vindo ao clube). Procure aliar precisão com rapidez. Surgirá ao fundo, dependendo de quantos tiros certeiros você executar, uma oportunidade para que você faça 500 pontos, caso acerte o alvo. Há algumas partes em que “Ashley” participa e acertar nela fará sua pontuação ir para o espaço.

Complete as quatro etapas, ganhe muito dinheiro e um troféu de prata para a sua coleção.

 

12. The S Stands for Stylish!!
Bronze
Consiga todas as roupas do jogo. Há duas combinações diferenciadas para Leon e Ashley aqui. A primeira virá naturalmente ao zerar o jogo pela primeira vez, porém a que será mais útil a você é a segunda combinação, caso consiga ao finalizar o modo Separate Ways. Todavia, se você for direto para o Modo Professional, sofrerá um pouco mais,entretanto, conseguirá esta última combinação ao zerar o jogo neste nível mais desafiante de dificuldade.

Sobre o autor

Batima

Batima

Eu sou o Batimaa

1 Comentario

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.