CuriosidadesFilmes e Séries

Leonardo dicaprio

Biografia

Leonardo Wilhelm DiCaprio é um ator, produtor e filantropo norte-americano. Começou sua carreira aparecendo em comerciais de televisão.
Leonardo DiCaprio nasceu em Los Angeles, Califórnia, e é filho do cartunista George DiCaprio e de Irmelin DiCaprio. Os pais se separaram quando ainda era bebê e e sua avó materna, a alemã Helen Idenbirkin, ajudou muito em sua criação.

Quando criança era franzino e tinha dificuldade para se entrosar. Em busca de atenção, fazia graça e imitações e até se jogava na frente da televisão enquanto os outros familiares tentavam assistir a um programa. Não obteve muito êxito: era visto como o “palhaço” da classe e muitas vezes se sentia diminuído.

Di Caprio seguiu os passos do meio-irmão mais velho e começou na vida artísitca em comerciais. Participou do Clube do Mickey, que também revelou Britney Spears e Cristina Aguillera, entre outros astros do showbiz norte-americano.

Em 1990, fez sua estreia na TV na série “Parenthood”. Seu primeiro trabalho no cinema foi no ano seguinte, no filme de terror “Criaturas 3”. Conseguiu sua primeira indicação ao Oscar por “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador”, na categoria de melhor ator coadjuvante, em 1994. Destacou-se em “O Diário de Um Adolescente”, em 1995, e no ano seguinte estrelou o filme “Romeu + Julieta”.
Mas a fama mundial só chegou mesmo em 1997, com “Titanic”, vencedor de 11 prêmios do Oscar. Di Caprio, apesar de não ter sido indicado ao Oscar (foi indicado no Globo de Ouro), tornou-se um astro de Hollywood.

Mesmo astro, Di Caprio continuou experimentando variados papéis, como em “Celebridades”, filme do diretor Woody Allen de 1998, que, entre outros assuntos, critica a vida glamurosa dos astros hollywoodianos. De qualquer forma, o astro escolhe os filmes em que atua. Chegou a recusar papéis em franquias como “Homem-Aranha”.

Seu papel em “Prenda-me se for Capaz”, do diretor Steven Spielberg, em 2002, rendeu muitos elogios e nova indicação ao Globo de Ouro no ano seguinte. O filme foi o antecessor de “Gangues de Nova York”, obra que inaugurou sua parceria com o diretor Martin Scorsese e ainda renderia muitos frutos.

O primeiro deles foi sua indicação ao Oscar de Melhor Ator de 2005 por sua atuação em “O Aviador”, de 2004, de Scorsese. Nova indicação ao prêmio máximo do cinema mundial ocorreu em 2007 por sua atuação em “Diamantes de Sangue”., do diretor Edward Zwick.

Sua parceria com Scorsese passou a ser frequente. Ao lado de Matt Damon e Jack Nicholson fez “Os Infiltrados”, em 2006, filme que levou quatro Oscars, inclusive o de melhor direção.

Em 2010 Di Caprio protagonizou dois filmes de bastante sucesso: “Ilha do Medo”, também dirigido por Martin Scorsese, e “A Origem”, uma das principais obras do ano, do diretor Christopher Nolan.
O cachê do ator, que também é dono da produtora Appian Way Productions, gira em torno dos US$ 20 milhões por filme. Obviamente mais maduro do que o garoto que nãp poupava esforços para chamar a atenção de todos à sua volta na infância é um grande defensor do meio ambiente e um ativista das causas humanitárias. Em 2010, doou US$ 1 milhão de dólares para a recuperação do Haiti após o terremoto que devastou o país em janeiro.

Nascimento: 11 de novembro de 1974 (41 anos), Hollywood, Califórnia, EUA
Altura: 1,83 m
Prêmios: Oscar de Melhor Ator,
Filiação: George DiCaprio, Irmelin Indenbirken
Próximo filme: Live By Night

Trabalhos Realizados

[table caption=”Ator” width=”500″ colwidth=”20|100|50″ colalign=”left|left|center|left|right”] Ano,Título,Personagem

2019,Mean Business On North Ganson Street –
2019,The Crowded Room Billy Milligan ,-
2016,The Devil in the White City ,H.H. Holmes
2015,The Audition (curta-metragem),Ele mesmo
2015,O Regresso,Hugh Glass
2013,O Grande Gatsby,Jay Gatsby
2013,O Lobo de Wall Street,Jordan Belfort
2012,Django Livre,Calvin Candie
2011,J. Edgar,J. Edgar Hoover
2011,The Love We Make,Himself
2010,A Origem,Dom Cobb
2010,Hubble (Média-metragem),Narrador
2010,Ilha do Medo,Teddy Daniels
2008,Foi Apenas um Sonho,Frank Wheeler
2008,Rede de Mentiras,Roger Ferris
2007,A Última Hora,Narrador
2006,Diamante de Sangue,Danny Archer
2006,Os Infiltrados,Billy Costigan
2004,O Aviador Howard Hughes
2002,Gangues de Nova York,Amsterdam Vallon
2002,Prenda-me Se For Capaz,Frank W Abagnale Jr
1999,A Praia,Richard
1998,Celebridades,Brandon Darrow
1998,O Homem da Máscara de Ferro,King Louis XIV / Philippe
1997,Titanic,Jack Dawson
1996,As Filhas de Marvin,Hank
1996,Romeu + Julieta,Romeo
1995,Diário de um Adolescente,Jim Carroll
1995,Eclipse de uma Paixão,Arthur Rimbaud
1994,As Cento e Uma Noites,Ele mesmo
1994,Rápida e Mortal,Kid
1993,Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador,Arnie Grape
1993,O Despertar de um Homem,Tobias Wolff
1992,Relação Indecente,Chico
1991,Growing Pains – Temporada 7,-
1991,Criaturas 3,Josh
1990,Roseanne – Temporada 3,-
1984,Santa Barbara – Temporada 1,-

[/table] [table caption=”Roteiro” width=”500″ colwidth=”20|100|50″ colalign=”left|left|center|left|right”] Ano,Título,Atividade
2007,A Última Hora,Roteirista
[/table] [table caption=”Produção” width=”500″ colwidth=”20|100|50″ colalign=”left|left|center|left|right”] Ano,Título,Atividade
2019,The Crowded Room,Produtor
2017,Robin Hood: Origins,Produtor
2016,Delirium,Produtor
2016,Live By Night,Produtor
2016,The Deep Blue Good-by,Produtor
2016,The Devil in the White City,Produtor
2017,Ashecliffe,Produtor Executivo
2014,Virunga,Produtor de set
2013,Aposta Máxima,Produtor
2013,O Lobo de Wall Street,Produtor
2013,Tudo por Justiça,Produtor
2011,A Garota da Capa Vermelha,Produtor
2011,Tudo Pelo Poder,Produtor de set
2009,A Órfã,Produtor
2007,A Última Hora,Produtor
2004,O Assassinato de Richard Nixon,Produtor de set
2004,O Aviador,Produtor
[/table]

 

Curiosidades

1) A história conta que, durante a gravidez, a mãe de Leonardo DiCaprio sentiu o bebê chutar pela primeira vez quando estava diante de um quadro de Leonardo da Vinci.

2) Com apenas cinco anos, DiCaprio apareceu em seu programa de televisão favorito (Romper Room and Friends). Tudo indica que ele ficou tão feliz com o acontecimento que quase foi expulso do show por mau comportamento.

3) Durante as gravações de “Django Livre”, o ator cortou sua mão acidentalmente quando bateu em uma mesa. Sem sair do personagem, DiCaprio seguiu com a cena e aproveitou o sangue que tinha na mão para passar no rosto da atriz Kerry Washington e deixar o momento ainda mais marcante.

4) O ator tem sua própria marca de café, que tem origem direta e é sustentável. Todo o lucro da venda do produto é usado para salvar onças-pintadas em risco de extinção.

5) Leonardo DiCaprio é um dançarino reconhecido. Quando era criança, ele ganhou um prêmio na Alemanha por sua incrível habilidade de dançar break.

6) O ator ficou extremamente nervoso na hora de filmar o beijo com a atriz Joanna Lumley no filme “O Lobo de Wall Street”. Foi preciso refazer o take 27 vezes até que tudo saísse de acordo com o roteiro.

7) DiCaprio chegou a fazer o teste para o papel de Robin no filme “Batman Eternamente”, mas o personagem acabou sendo interpretado por Chris O`Donnell.

8) Em 1999, os advogados de DiCaprio deram entrada em uma documentação para permitir que o ator registrasse os direitos legais do seu nome.

9) Um pouco antes, em março de 1998, Leonardo DiCaprio processou a revista Playgirl depois de saber que havia planos de publicar fotos em que ele aparecia nu.

10) DiCaprio e o restante do elenco de “O Lobo de Wall Street” usou vitamina B triturada para as cenas em que era preciso cheirar cocaína. Embora eles tenham sentido um certo desconforto no nariz, eles revelaram que se sentiram mais enérgicos na hora de fazer as cenas.

11) Em 2005, o ator comprou a ilha Blackadore Caye pela bagatela de 1,75 milhão de dólares. O território de 104 acres fica na costa de Belize e seu projeto é desenvolver um resort sustentável com fontes de energia renováveis no local.

12) Leonardo DiCaprio sofre de TOC, transtorno obsessivo compulsivo.

13) O ator adora viajar e, antes de alcançar a fama, considerou a possibilidade de se tornar um agente de viagens. “Me lembro que, em algum momento, quis ser agente de viagens para poder conhecer o mundo. Queria poder viajar de graça. Amo viajar; é como ter uma chave para o resto do mundo”.

14) DiCaprio saiu da casa de sua mãe um mês antes da estreia de “Titanic”, quando tinha 23 anos.

15) Ambientalista engajado, Leonardo DiCaprio criou uma fundação com seu nome para apoiar ações sustentáveis. O ator também é membro das associações Natural Resources Defense Council e Global Green USA e ajudou a produzir o documentário “A Última Hora”, que trata das mudanças climáticas.

16) Quando era apenas um jovem ator, o agente de DiCaprio sugeriu que ele mudasse seu nome para Lenny Williams com medo de que o verdadeiro nome do ator soasse muito “étnico”. Logicamente, ele se recusou.

17) O ator recebeu uma oferta para interpretar o personagem Dirk Diggler em “Boogie Nights: Prazer Sem Limites”, mas preferiu ficar com seu papel em “Titanic”.

Discurso do Oscar

Etiquetas

Bruno

24 anos, nascido em São Paulo Adora assistir seriados, preguiçoso por natureza e adora estar comendo algo diferente.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar