MicrosoftNintendoSony

Você conhece os Consoles mais famosos das Oitos gerações ?

Você deve ser mais um fanático por games , correto ? Então vamos propor um desafio a você! Você conhece os consoles mais famosos das oitos gerações ? Tem algum ? é colecionador ? Se não conhece , não tem a mínima ideia de quais são os games , Vou te ajudar a saber cada detalhe e cada um dos vídeo-games de deixar geral pirado nas décadas de 60 , 70 , 80 por ai vai, Então lá vamos nós.

1º Geração

  1. Magnavox Odyssey

Lançamento: 1972
Desenvolvedora: Philips
Jogo Mais Expressivo: Pac-Man

           O Magnavox Odyssey foi o primeiro console de jogos com sucesso no mundo. Foi apresentado pela primeira vez em abril de 1972[1] e lançado em agosto do mesmo ano, antecipando o jogo Pong do console Atari em três anos. É um console de jogos digital, embora muitas vezes é erroneamente definido como analógico, devido à incompreensão de seu projeto de hardware.

Magnavox-Odyssey-Console-Set

2. Pong

Lançamento: 1972
Desenvolvedora: Atari
Jogo Mais Expressivo: Pac-Man

Pong é o primeiro videogame lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. A primeira instalação em um bar de San Francisco, Califórnia, mostrou aos dois a possibilidade de lucro da criação. Assim, em 27 de Junho de 1972, a empresa Atari foi fundada.

TeleGames-Atari-Pong2.Geração

1.Atari 2600

Lançamento: 1977
Desenvolvedora: Atari
Jogo Mais Expressivo: Pac-Man

Atari 2600 é um video game projetado por Jay Miner e lançado em 1977 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil. Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nesta época.

Atari2600a2.Magnavox Odyssey 2

Odyssey² ou Videopac (G7000) foi uma console de videogame (console de vídeo games) bastante popular nos anos 70 e 80.

O console foi criado em 1978 pela empresa Magnavox / Philips (estas empresas uniram-se em 1974 sob a liderança da Philips) como evolução do console da Magnavox anterior, o Magnavox Odyssey, o primeiro console de vídeo games doméstico de sempre.

A consola foi lançada em Julho de 1978 nos Estados Unidos pela Magnavox com o nome Odyssey².

A consola foi lançada em Dezembro de 1978 pela Philips em vários países europeus com o nome “Videopac G7000”, incluindo Portugal. Na França foi usado o nome C52 e a distribuição só ocorreu em 1979.

No Japão a consola foi lancada em 1982 com o nome Odyssey² também.

O sistema chegou no Brasil em maio de 1983. Pelo fato do primeiro console Odyssey não ter sido lançado oficialmente no Brasil, a Philips optou por vender seu sucessor no país apenas como “Odyssey”, sem o número; isto gera certa confusão entre jogadores brasileiros e os dos demais países do mundo.

A Magnavox projetou uma nova consola chamada de Odyssey3, tendo sido apresentada publicamente, mas o projeto foi cancelado nos Estados Unidos. A Philips no entanto aproveitou o projeto e lancou na Europa a consola com o nome Philips Videopac + G7400. Existiu tambem uma consola Philips Videopac G7200.

A nova geração de consolas e jogos da Philips seria na plataforma MSX.

A Philips traduziu alguns jogos para o português, o jogo K.C.’s Krazy Chase! (um clone de Pac-Man) foi lançado no Brasil como “Come-Come”[1] e o jogo Pickaxe Pete foi lançado como “Didi na Mina Encantada” (protagonizado pelo personagem Didi Mocó de Renato Aragão)[2] . O jogo jogo Pac-Man foi mais tarde proíbido devido a problemas legais com a Atari.

Videopac G7000

3.Geração

1.NES (Nintendo Entertainment System)

Lançamento: 1983
Bits: 8
Desenvolvedora: Nintendo
Jogo Mais Expressivo: Super Mario Bros

Nintendo Entertainment System, Sistema de Entretenimento Nintendo ou simplesmente NES (no Brasil apelidado como Nintendinho), é um console lançado pela Nintendo na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Brasil. Originalmente lançado no Japão em 1983 com o nome de Nintendo Family Computer, ou apenas Famicom, o sistema foi redesenhado e recebeu o novo nome para ser lançado no mercado americano em 1985. O NES/Famicom foi o videogame de maior sucesso comercial na sua época, ajudou a indústria de videogames a se recuperar da crise de 1983 e estabeleceu novos padrões que seriam seguidos pela indústria. Também foi o primeiro console a ser produzido por terceiros, o que ajudou a divulgar o sistema em todo o mundo. O NES também foi um dos primeiros consoles a se apoiar em jogos feitos por terceiros (não só pela própria fabricante). Seu código de modelo é NES-001.

O NES encontra-se em 8º lugar na lista de consolas mais vendidas de sempre, ficando atrás da Nintendo DS, PlayStation 2, Game Boy, PlayStation, Wii, Game Boy Advance e PlayStation Portable.

NES-Console-Set

2.Sega Master System

Lançamento: 1985
Desenvolvedora: Sega
Jogo Mais Expressivo: Hang On

Master System  é um console de videogame de 8-bits produzido pela Sega, para concorrer com o Nintendo Entertainment System.

O Master System original aceita jogos em cartuchos e cartões. O tamanho máximo de um jogo em cartão é de 32KBits, enquanto o maior jogo lançado em cartucho possui 8MBits. O suporte a cartões foi abandonado nas versões posteriores do aparelho.

Existem diferenças entre o Master System original lançado no Japão e o modelo comercializado no resto do mundo. No modelo japonês o slot de cartuchos é de tamanho diferente, no lugar do botão RESET existe o botão RAPID FIRE (que ao acionado habilita a repetição automática das ações ativadas pelos botões dos controles), existe uma entrada para o plug do óculos 3D que dispensa assim o uso do adaptador, e vem com um chip de som FM (YM2413) que possibilita músicas muito mais elaboradas (infelizmente esse chip foi removido na versão vendida no resto do mundo). Excluindo essas diferenças, visualmente o desenho do aparelho é idêntico à versão lançada no resto do mundo. (OBS: O design do Mark-III, porém, era completamente diferente).

Apesar da diferença de tamanho do slot de cartuchos entre o aparelho japonês e o aparelho lançado em outras regiões, é possível rodar os jogos lançados no resto do mundo no aparelho japonês, desde que se construa um adaptador. O contrário já não é possível, pois os jogos disponibilizados no mercado Japonês não possuem um cabeçalho que é requerido pelos Master System lançados fora do Japão, além disso, determinados títulos apresentam criptografia no restante de seu código, cuja chave somente é implementada em cartões SD de aparelhos japoneses. Existem projetos caseiros que resolvem esse problema, mas envolve alterar a BIOS do Master System, uma operação às vezes complicada para usuários sem experiência com hardware.

Sega-Master-System-Set

4. Geração

1.Sega Mega Drive

Lançamento: 1988
Desenvolvedora: Sega
Jogo Mais Expressivo: Sonic the Hedgehog

Mega Drive (メガドライブ, Mega Doraibu?), conhecido como Sega Genesis na América do Norte, é um console de video game de 16 bits da Sega que concorria diretamente com o Super Nintendo Entertainment System. O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony.

Dentre os jogos de maior sucesso desse sistema está a série Sonic the Hedgehog, a aventura de um veloz ouriço azul para salvar os animais de seu planeta. O jogo foi criado com o objetivo de mostrar a capacidade do console de processar informações rapidamente, e ainda cativar o público jovem, criando assim a Sega seu próprio mascote e maior símbolo. A velocidade do jogo tinha por objetivo mostrar a superioridade do processador do Mega Drive em relação ao console de 16 bits da Nintendo.

No Brasil, o Mega Drive ainda é produzido pela Tectoy, com novas versões. No exterior, de 2006 até o momento, 3 novos jogos para o console foram produzidos, sendo o mais famoso dentre eles o Pier Solar and the Great Architects.

Genesis_modelo2_0012.Super Nintendo

Lançamento: 1990
Desenvolvedora: Nintendo
Jogo Mais Expressivo: Super Mario World

Super Nintendo Entertainment System, Super Sistema de Entretenimento Nintendo (também conhecido como o Super NES, SNES ou Super Nintendo) é um console de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) e América do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom (Sūpā Famikon), oficialmente, adotando o nome abreviado do seu antecessor, o Family Computer), ou SFC para breve. Na Coréia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão é essencialmente o mesmo, várias formas de bloqueio regional impedem as diferentes versões sejam compatíveis entre si.

snes

5.Geração

1.PlayStation 1

Lançamento: 1994
Desenvolvedora: Sony
Jogo Mais Expressivo: Gran Turismo

O PlayStation , frequentemente chamado de PlayStation 1 ou ainda PSOne, foi o primeiro console de vídeo game fabricado pela Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão, 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos e em 29 de setembro de 1995 na Europa. Desde o seu lançamento até 2006, quando sua produção foi cancelada, o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades. Ocupa a posição de segundo console de mesa mais vendido no mundo, com mais de cem milhões de unidades vendidas, superado apenas pelo seu sucessor, o PlayStation 2, que teve mais de 150 milhões de unidades comercializadas .

curiosidades-20-anos-playstation-one12.Nintendo 64

Nintendo 64 (abreviado como N64) é o terceiro console de Video-game doméstico da empresa japonesa Nintendo. Lançado em 23 de junho de 1996 no Japão e em 29 de setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartucho (chamado pela Nintendo de “Game Pak”), distribuído no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos. Em Portugal, foi distribuída pela Concentra.

N64-Console-Set6.Geração

1.PlayStation 2

Lançamento: 2000
Desenvolvedora: Sony
Jogo Mais Expressivo: GTA San Andreas

O PlayStation 2 (oficialmente abreviado como PS2) foi o segundo console produzido pela empresa Sony, após o PlayStation original. Foi lançado no dia 4 de março de 2000 no Japão, no dia 26 de outubro na América do Norte, e posteriormente, no dia 24 de novembro na Europa. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o console mais vendido da história dos videogames.

PS2-Versions2.Microsoft Xbox

Lançamento: 2001
Desenvolvedora: Microsoft
Jogo Mais Expressivo: Halo 2

O Xbox (às vezes estilizado como XBOX) é uma marca criada pela Microsoft que produz consoles de videogame. O nome Xbox é incluído em uma série de consoles desenvolvidos pela Microsoft, desde a sexta geração até a oitava geração de consoles, bem como o serviço on-line Xbox Live. A marca foi introduzida pela primeira vez em 15 de novembro de 2001, nos Estados Unidos, com o lançamento do Xbox (console).

O primeiro console da série, o Xbox, foi o primeiro console oferecido por uma empresa norte-americana após o Atari Jaguar em 1996. Ele chegou a mais de 24 milhões de unidades vendidas em 10 de maio de 2006. O sucessor do Xbox 360, o Xbox One foi anunciado em 21 de maio de 2013.

Microsoft-XboxEnfim… 7.Geração

1.Xbox 360

 

Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft e lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão.

As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes.

No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite. No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo sensor de movimentos Kinect.

Microsoft-Xbox-360-E-wController2.PlayStation 3

Lançamento: 2006
Desenvolvedora: Sony
Jogo Mais Expressivo: Call of Duty: Black Ops

O PlayStation 3 (oficialmente abreviado como PS3 ) é o terceiro console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainment e o sucessor do PlayStation 2 como parte da série PlayStation. O PlayStation 3 compete contra o Xbox 360 e o Nintendo Wii como parte da sétima geração de consoles de videogame.

O principal recurso que distingue o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço unificado de jogo online, a PlayStation Network,que contraria a política oficial da Sony de depender dos desenvolvedores de jogos para conseguir tal experiência. Outros recursos do console incluem suas robustas capacidades multimídia,sua conectividade com o PlayStation Portable e com o PlayStation Vita e a utilização de formato de disco óptico de alta-definição Blu-ray Disc como seu meio de armazenamento primário. O PlayStation 3 também foi o primeiro reprodutor de Blu-ray no mercado compatível com a especificação 2.0

11-Playstation-3

ops… esqueci da 8.Geração

A 8.Geração todos nós conhecemos , são os consoles atuais e lá vamos com o primeiro…

  1. Playstation 4

Lançamento: 2013
Desenvolvedora: Sony
Jogo Mais Expressivo: Killzone: Shadow Fall

A PlayStation 4 oficialmente abreviada como PS4) é uma consola de videojogos produzida pela Sony Computer Entertainment, sucessora da PlayStation 3 e a quarta como parte da série PlayStation. Foi anunciada em Fevereiro de 2013 durante uma conferência de imprensa da Sony em Nova Iorque, num evento conhecido como “PlayStation Meeting 2013” que tinha como objectivo descobrir “O Futuro da PlayStation”. Foi lançada na América do Norte a 15 de Novembro de 2013, na Europa e América do Sul a 29 de Novembro de 2013 e no Japão a 22 de Fevereiro de 2014. A PlayStation 4 é a primeira consola da Sony a ser oficialmente e legalmente editada na China desde a PlayStation 2, depois do levantamento da proibição que durou 14 anos. A PlayStation 4 compete directamente com a Wii U da Nintendo e com a Xbox One da Microsoft, como uma das consolas da oitava geração.

PS4-Console-wDS4

2.Xbox One

Lançamento: 2013
Desenvolvedora: Microsoft
Jogo Mais Expressivo: Halo 5

Xbox One é um console de videogame produzido pela Microsoft, o terceiro da empresa desde o lançamento do Xbox, e é introduzido no mercado oito anos após o lançamento do Xbox 360. O Xbox One apresenta jogos com gráficos de alta definição superiores aos vistos no seu antecessor e similares aos apresentados pelo concorrente PlayStation 4.

O Xbox One foi anunciado no dia 21 de maio de 2013, apresentado ao público pelo presidente de negócios de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick, em um evento chamado Xbox Reveal, como o sucessor do Xbox 360. Ele compete com o Nintendo Wii U e o PlayStation 4 . Seu lançamento oficial foi feito em novembro de 2013 custando US$ 499,00 (€ 499,00 ou R$ 2.299,00) . Desde seu lançamento até agosto de 2015 já foram vendidas mais de 13.3 milhões de unidades.

230dc52a-8f0e-40bf-bbd1-c51fdb8371e3

E ai está a grande gerações de consoles famosos , que são destaque no mercado, com certeza você deve ter sonhado desde o primeiro até a nova geração, Logo teremos mais novas gerações e mais games fodas. Espero que tenham gostado , compartilhem , comente se faltou algum console que gosta , e ajude a gente dando opinião sobre os assuntos que querem que postamos.

Etiquetas

Jean Ricardo Salerno

Não sou louco, apenas vivo em um mundo que não vale a pena ser normal , aventureiro dos games , colecionador , designer gráfico.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar